Comemorações do 25 de Abril de 2009

Portugal na Luta pela Liberdade.
Luciano da Silva Gomes
Presidente da Assembleia Municipal

Na História de Portugal há acontecimentos que marcaram para sempre a memória do seu Povo.
Todos eles tiveram como matriz a sua luta pela Liberdade.

25 Abril-A 5 de Outubro de 1143, Dom Afonso Henriques, depois de vencer muitas batalhas, fundou este país tornando-o independente e livre, através do Tratado de Zamora.
-A 12 de Setembro de 1297 o rei Dom Dinis, com o seu vizinho rei de Leão, Dom Fernando IV, definiram os limites dos dois reinos, através do Tratado de Alcanizes. Este Tratado fez com que Portugal seja hoje o país com a fronteira mais antiga da Europa.
-A 14 de Agosto de 1385, Dom Nuno Álvares Pereira venceu a Batalha de Aljubarrota evitando, dessa forma, que Portugal perdesse a sua Liberdade e a sua Independência.
-A 1 de Dezembro de 1640 o rei Dom João IV pegou em armas para restaurar a Liberdade e a Independência de Portugal.
-A 5 de Outubro de 1910 foi implantada a República na esperança de uma maior Liberdade para os portugueses, mas que conduziu a décadas de ditadura e de privação da Liberdade.
-A 25 de Abril 1974 um grupo de bravos capitães devolveu ao país a Liberdade.
Nunca poderemos esquecer estas datas.

Todas elas fazem parte da nossa História, da nossa luta pela Liberdade e algumas delas, pela sua importância, são Feriados Nacionais: 1640, 1910 e 1974.
Hoje estamos a comemorar Abril.
Para o próximo ano iremos, certamente, comemorar o Centenário da Implantação de República.
Celebrar Abril é celebrar a Liberdade.
Que todos nós saibamos preservar este bem precioso.

A Liberdade.

COMEMORAÇÕES DO 35º ANIVERSÁRIO DO 25 ABRIL – (1974-2009)

PROGRAMA OFICIAL

24 ABRIL (SEXTA-FEIRA)

FÓRUM DA MAIA
10.00h – Grande Auditório do Fórum da Maia

Parlamento da Maia (III Edição)
Exercício de cidadania democrática com a participação dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que frequentam as escolas do concelho da Maia, numa sessão simulada e adaptada, do parlamento local, a Assembleia Municipal da Maia, com a presença do Executivo Municipal e cujas bancadas parlamentares serão representadas pelas diversas escolas.
O tema desta sessão parlamentar é: “Ano Europeu da Criatividade e Inovação” que a União Europeia, por resolução do Parlamento Europeu, determinou para este ano de 2009.

Intervenções (Discursos Oficiais)
-Sr. Presidente da Assembleia Municipal;
-Sr. Presidente da Câmara Municipal;
-Convidado de Honra – General Garcia dos Santos da Associação 25 de Abril.

21.00h – Galerias do Fórum da Maia

Inauguração das Exposições Evocativas do 25 de Abril.

-Colecção completa das fotografias emblemáticas do 25 de Abril, de Eduardo Gageiro;
-Zeca Afonso, um cantor de Abril;
-Cartazes que fizeram história;
-Exposição do Concurso de Cartazes: “Um Cartaz para as Comemorações do 25 de Abril em 2010”.

21.30h – Grande Auditório do Fórum da Maia

Noite da Liberdade
Espectáculo de artes de palco, música, dança, teatro e performances realizado pelos alunos das escolas do concelho da Maia, subordinado ao tema: “Nós e a Liberdade”.

25 ABRIL (SÁBADO E FERIADO NACIONAL)

SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL EVOCATIVA DO DIA 25 DE ABRIL DE 1974
PRAÇA DO DOUTOR JOSÉ VIEIRA DE CARVALHO

10.00h – Entrada das Fanfarras dos Bombeiros Voluntários de Moreira e de Pedrouços.
10.30h – Hastear da Bandeira Nacional e do Município pelos Senhores Presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal.
10.35h – Saída das Fanfarras.

SALÃO NOBRE DOS PAÇOS DO CONCELHO

Evento com Transmissão ao Vivo em http://assembleia.cm-maia.pt

10.45h – Sessão Solene da Assembleia Municipal.
Evocação do 25 de Abril de 1974

Intervenções:

-Sr. Presidente da Câmara;
-Srs. Líderes Parlamentares;
-Sr. Presidente da Assembleia.
12.00h – Encerramento da Sessão.

FÓRUM DA MAIA

21.30h – Grande Auditório do Fórum da Maia
Concerto Comemorativo dos 35 anos do 25 de Abril pela Banda Militar do Porto.

Newsletter Oficial das Comemorações do 25 de Abril de 2009