Visita Temática sobre Educação e Acção Social

escolasNo dia 16 de Dezembro de 2006 os Deputados da Assembleia Municipal visitaram diversos equipamentos de educação e acção social, contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng.º Bragança Fernandes e do Vereador do Pelouro  da Educação e da Acção Social, Dr. Nogueira dos Santos, que foi um anfitrião exemplar.

A Educação e a Acção Social são duas áreas de importância nuclear a que os autarcas devem dar a devida atenção.

Atenta a esta realidade, a Assembleia Municipal, promoveu, no passado dia 16 de Dezembro, uma visita sobre estes temas, tendo por objectivo o contacto directo com as realidades do nosso concelho.

A visita iniciou-se pela Escola EB1/JI do Lidador, na freguesia de Vila Nova da Telha, na qual foi dada a conhecer a maior unidade de multideficiência fixada numa escola pública do 1.º ciclo do ensino básico.
A segunda paragem efectuou-se na escola EB1/JI de Crestins, na freguesia de Moreira, onde os senhores Deputados Municipais  puderam verificar a requalificação e ampliação  dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública integrada no quadro de prioridades da Autarquia para esta legislatura, a par da universalização da rede de serviços de apoio à família, designadamente cantinas e refeitórios escolares. Tratava-se de verificar um edifício do Plano Centenário em processo de requalificação e ampliação (novas instalações sanitárias, sala de professores, laboratório de informática e refeitório) com capacidade ajustada à crescente procura, à data com 75 alunos no 1.ª Ciclo do Ensino Básico e 25 crianças do Pré-escolar.

salaO Jardim de Infância do Castêlo, na freguesia de Santa Maria de Avioso, foi o terceiro local visitado. Um edifício de educação escolar e pré-escolar, novo (inaugurado há algumas semanas), cuja construção de raiz foi integrada no perímetro da escola do 1.º ciclo do ensino básico, dotada de três salas destinadas a actividades, uma sala polivalente e a sala de professores. Esta unidade tem a capacidade para acolher 75 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos.
Seguiram para a Escola EB1/JI Dom Manuel II onde almoçaram, não sem que antes a tivessem visitado. Os senhores Deputados apreciaram um equipamento escolar e pré-escolar, integrado no programa de operação urbanística do designado Parque Maior, considerado o exemplo mais emblemático dos actuais Centros Escolares, pois para além de 6 salas de aula   e 3 salas de actividades, dispõe de 1 unidade de intervenção especial, 1 biblioteca, 1 mediateca e laboratório de Informática, 1 sala de cinema, cantina e refeitório. Esta escola tem uma capacidade para cerca de 260 crianças do 1.º ciclo e 75 crianças em idade pré-escolar.

Da parte de tarde visitaram as instalações do futuro Jardim de Infância de Frejufe, na freguesia de Silva Escura, um edifício destinado à educação pré-escolar em fase final de construção. É, tal como o do Castêlo, uma construção de raiz, integrada no perímetro da escola do 1.º ciclo do ensino básico de Frejufe e conta com três salas destinadas a actividades, uma sala polivalente e sala de professores, com capacidade para acolher 75 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5anos.
O Jardim de Infância de Santa Cristina, na freguesia de Folgosa, é uma unidade de ensino pré-escolar. Trata-se também de uma construção de raiz, igual à de Frejufe, integrada no perímetro da escola do 1.º ciclo do ensino básico de Santa Cristina. Conta com três salas destinadas a actividades com capacidade para 75 crianças dos 3 aos 5 anos, uma sala polivalente e uma sala de professores.

A visita foi finalizada na Escola EB1 da Pícua, na freguesia de Águas Santas, um equipamento destinado ao 1.º ciclo do ensino básico, inaugurado há alguns meses e construído nos termos de uma parceria público-privada, que dispõe de 5 salas de aula com capacidade para 125 alunos, 1 Unidade de Intervenção Especializada, 1 Biblioteca com laboratório de informática e 1 sala de professores.

No fim da visita o senhor Vereador do Pelouro da Educação e Acção Social fez uma breve apresentação das medidas de política educativa e de acção social do concelho.