Visita Temática sobre Saúde

Boas vindas Presidente da Assembleia

Ver Galeria Fotográfica >>

As acções realizadas no âmbito do Plano de Actividades que a Assembleia Municipal se propôs levar a cabo, têm atingido todos os objectivos previstos.
Dar a conhecer a realidade do nosso concelho na área da Saúde, foi o objectivo da Visita Temática realizada no dia 19 de Abril.
Foi um evento que teve resultados positivos, que se devem ao Programa da Visita, ao empenho e participação dos senhores Deputados Municipais e de todos os agentes envolvidos na iniciativa.

Na manhã chuvosa de Sábado, na Quinta da Caverneira, o senhor Presidente da Assembleia Municipal, Luciano da Silva Gomes, deu boas-vindas aos participantes e o senhor Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Bragança Fernandes falou da política na área de Saúde do concelho, realçando os Projectos em curso – que em seguida seriam apresentados. Informou , ainda, que após a entrada em funcionamento do novo Centro de Saúde da Maia, no ano 2009,  100% da população do concelho iria ter o seu Médico de Família.

O senhor Vereador do Pelouro da Saúde, Dr. Nogueira dos Santos, fez a apresentação das actividades de Saúde Escolar da Câmara Municipal da Maia, seguindo-se a intervenção dos Parceiros dos Projectos de Saúde Escolar da Câmara Municipal da Maia, divididos em dois painéis de palestrantes, a saber:

1º Painel

“O Pequeno grande Almoço!”

“Boca Saudável, Sorriso Feliz”

Drª. Luísa Fontes – Directora dos Centros de Saúde da Maia e Águas Santas

“O Pequeno grande Almoço!”
Prof. Doutor Pedro Graça – Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

“Maia a Sorrir”

“Maia fala Melhor”
Prof. Doutor Salvato Trigo – Magnífico Reitor da Universidade Fernando Pessoa

2º Painel

“Rinamaia”
Prof. Doutora Júlia Rodrigues – Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave

“Com o Sol no coração vamos ter precaução”
Drª Teresa Osório – Directora da Liga Portuguesa Contra o Cancro/Norte

“De pequenino se torce o pepino”
Drª Paula Teixeira – Coordenadora do Projecto/ Universidade Católica Portuguesa

RastreioFindas as intervenções os senhores Deputados Municipais foram convidados a submeterem-se a um rastreio da:

- Tensão arterial,
- Glicemia,
- Colesterol,
- Índice de Massa Corporal,
- Higiene Oral

Da parte de tarde os senhores Deputados visitaram as seguintes unidades de saúde:

Unidade de Saúde Familiar “Saúde em Família” em Pedrouços
Com a coordenação da senhora Drª Teresa Bragança, que recebeu os visitantes.

Centro de Saúde de Águas Santas e a USF “Alto Maia”
Sob a direcção e coordenação da senhora Dr.ª Luísa Fontes e do senhor Dr. Fernando Filgueiras, respectivamente. Foram recebidos pela senhora Dr.ª Maria Margarida Barreiros Pereira Pinto.

Unidade de Saúde de Nogueira
Coordenada pelo senhor Dr. José Sarmento, que recebeu os senhores Deputados Municipais.

Centro de Saúde do Castelo e a USF “Viver Mais” no Castêlo
Com a direcção e coordenação do senhor Dr. Barbosa Ferreira e da senhora Dr.ª Emília Mendes, respectivamente, que receberam a comitiva.

USF LidadorA Visita Temática sobre Saúde terminou na Unidade de Saúde Familiar “Lidador” em Gueifães.
Coordenada pela senhora Drª Alberta Magalhães, que recebeu os visitantes.

Maia, um estilo de vida activo e saudável é, sem dúvida, uma realidade.